domingo, 16 de junho de 2013

Um pouco da história de Mario .

MARIO BROS

Não dava para começar com outro jogo. Mario Bros. inaugurou a parceria de Mario e Luigi. Era preciso criar um modo multiplayer, e a solução para isso foi usar o sprite (imagem de um personagem no jogo) de Mario com as cores trocadas. Enquanto Mario usava macacão azul e camisa vermelha, seu irmão tinha um macacão verde. Os gêmeos tinham que eliminar os monstros dos esgotos de Nova York.
 
SUPER MARIO BROS. (1985)

Agora, Mario não estava mais em Nova York. Sua missão era salvar o Mushroom Kingdom e resgatar a princesa Toadstool das mãos de Bowser. Luigi só era acessível no modo multiplayer, mas isso foi corrigido na versão Super Mario Bros Deluxe, lançada para Game Boy Color em 1999. Para escolher a versão verde de Mario, bastava apertar o botão “Select”.
 
WRECKING CREW (1985)

Mas os irmãos não eram encanadores? Pois é... Nos anos 1980, ou as coisas ainda não estavam muito bem definidas, ou Mario e Luigi precisaram fazer bicos em outras profissões. Neste game de NES, os dois trabalham em uma demolidora e têm que martelar objetos até destrui-los. E, por incrível que pareça, nenhum dos dois tem a tradicional habilidade de pular.
 
 
SUPER MARIO BROS.: THE LOST LEVELS (1986)

No Japão, este jogo se chamava simplesmente Super Mario Bros. 2. Só que ele foi considerado muito difícil para o público ocidental e, por muito tempo, foi lançado apenas na terra do Sol nascente.
 
SUPER MARIO BROS. 2 (1987)

Se o Super Mario Bros. 2 japonês não tinha sido lançado nos Estados Unidos, era preciso ter um substituto. Por isso, a Nintendo adaptou um jogo chamado Yume Koujou: Doki Doki Panic, trocando os sprites dos personagens pelos da série Mario. É possível controlar Mario, Luigi, Peach ou Toad. Por mais estranho que pareça, este jogo trouxe características que permaneceram nos games posteriores. Por exemplo, Luigi deixou de ter o mesmo sprite de Mario e tornou-se mais alto. Em alguns games, o “Mario verde” tem o pulo mais alto de todos. Isso tudo veio do game improvisado.
 
 
SUPER MARIO BROS. 3 (1988)

Mario e Luigi têm que passar por sete diferentes reinos e enfrentar os filhos de Bowser, chamados de Koopalings. Neste jogo, estrearam alguns itens conhecidos dos jogadores, como a Tanooki Suit, que dá poderes de voo, ou a Frog Suit, que facilita movimentos dentro d'água.
 
NES OPEN TOURNAMENT GOLF (1991)

Também chamado de Mario Open Golf no Japão, o jogo de NES coloca Mario e Luigi em um campeonato de golfe. Eles tinham, respectivamente, Peach e Daisy como caddies. O game também tinha a participação de Donkey Kong.
 
MARIO IS MISSING (1992)

Foi o primeiro game com Luigi como protagonista. Mario, Luigi e Yoshi vão ao castelo de Bowser para impedi-lo de executar um plano de derreter o gelo da Antártida e inundar o mundo. O irmão fica com medo de entrar na fortaleza, então Mario vai sozinho e é sequestrado. O encanador de boina verde tem que ir de cidade em cidade, usando pistas para adivinhar em que país seu irmão foi parar. É um game educacional no estilo Carmen Sandiego, lançado para Nintendo Entertainment System (NES) e PC.
 
SUPER MARIO KART (1992)

Oito personagens disputam corridas: Mario, Luigi, Peach, Bowser, Yoshi, Toad, Donkey Kong Jr. e Koopa Troopa. Os irmãos Mario são balanceados: têm desempenho médio em todos os critérios de corrida.
 
 
SUPER MARIO WORLD 2: YOSHI'S ISLAND (1995)

Uma cegonha carrega dois bebês pelo céu. Sim, são os irmãos Mario e Luigi. Mas o malvado Kamek tenta sequestrá-los, e Mario acaba caindo em uma ilha chamada Yoshi's Island. Os dinossauros Yoshi encontram Baby Mario e o ajudam a resgatar o irmão.
 
 
SUPER MARIO RPG: LEGEND OF THE SEVEN STARS (1996)

Primeiro jogo de RPG com os amigos de Mario. Embora imagens de divulgação do game mostrassem Luigi em algumas cenas como se ele fosse um personagem jogável, ele não pode ser controlado. Em um momento do jogo, Luigi faz um desejo: quer ser um grande encanador, assim como o irmão.
 
MARIO PARTY (1998)

O jogador pode escolher entre Mario, Luigi, Peach, Wario, Donkey Kong ou Yoshi. Uma espécie de jogo de tabuleiro é percorrida pelos personagens, e os jogadores têm que resolver minigames em turnos. Ganha quem conseguir mais estrelas ao fim desses turnos.
 
THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME (1998)

O jogo não é da série Mario, mas também foi criado por Shigeru Miyamoto. Ele fez questão de colocar os personagens Mario, Luigi, Yoshi, Peach e Bowser escondidos nas aventuras de Link. Para encontrá-los é só ir ao Hyrule Castle .
 
SUPER SMASH BROS. (1999)

Um estúdio subordinado à Nintendo começou a desenvolver um game de luta genérico. Para testar os movimentos, colocaram em meio às batalhas personagens famosos dos games japoneses. No fim, a Nintendo gostou da ideia e Super Smash Bros. foi lançado para o Nintendo 64. Mario, Kirby, Pikachu e Link competem para ver quem é o melhor lutador. Luigi é um personagem que pode ser destravado ao se atingir certos objetivos no game. Seus movimentos são semelhantes aos do irmão.
 
MARIO TENNIS (2000)

É a primeira aparição de Waluigi, rival de Luigi, assim como Wario é em relação a Mario. Dá para jogar tênis com Mario, Luigi, Wario, Daisy, Shy Guy, Birdo e Donkey Kong. Além da versão de Nintendo 64, foi feita uma para Game Boy Color.
 
 
 
PAPER MARIO (2000)

O cenário é tridimensional, mas os personagens em primeiro plano são achatados, como recortes em papel. Além dos gráficos inovadores, Paper Mario combina elementos de RPG à jogabilidade clássica da franquia. Mario e Luigi são convidados por Peach a uma festa. Quando chegam ao castelo, Bowser sequestra a princesa, que tem que ser resgatada.
 
LUIGI'S MANSION (2001)

Segundo game que Luigi protagoniza. Ele, que morre de medo de fantasmas, tem que explorar uma mansão assombrada para salvar Mario, que foi preso em um retrato pelo vilão, King Boo.
 
MARIO & LUIGI: SUPERSTAR SAGA (2003)

Conhecido no Japão como Mario & Luigi RPG, foi lançado para o Game Boy Advance. O vilão do game não é Bowser, mas a bruxa Cackletta – o tradicional vilão dos games até ajuda os encanadores em alguns momentos da história.
 

A intenção original da Nintendo era fazer um game com modo cooperativo. Mario ficaria de um lado da tela, Luigi de outro, e cada um começaria em um ponto diferente do castelo. Não deu certo, e a primeira versão do game, lançada em 1996, não tinha Luigi como personagem jogável. Isso deixou os fãs tão intrigados que surgiram diversos boatos sobre códigos secretos para destravar o “Mario verde”. O site de games IGN chegou até a oferecer 100 dólares para quem provasse que o irmão menos famoso era realmente um segredo do game. Quando fez o remake do jogo para Nintendo DS, a empresa japonesa compensou o problema e tornou Luigi um dos protagonistas.
 
 
MARIO & LUIGI: PARTNERS IN TIME (2005)

Neste jogo de RPG para Nintendo DS, os irmãos viajam no tempo para salvar Peach, que foi raptada pelos cogumelos Shroob. No passado, encontram Baby Mario e Baby Luigi, que os ajudam na aventura.
 

Até que os irmãos Mario demoraram para entrar no mundo do futebol. No jogo para Gamecube, a pelada é misturada a poderes especiais. Os ataques mágicos de Mario e Luigi, por exemplo, os transformam em gigantes.
 

Baby Luigi é novamente sequestrado por Kamek, e os Yoshis têm que resgatá-lo. Para isso, recebem ajuda das versões bebê de Mario, Peach, Donkey Kong, Wario e até mesmo Bowser.
 

Nenhum game tradicional do Mario era lançado desde 2002, com plataformas e rolagem horizontal da tela. Por isso, a Nintendo repaginou o estilo que consagrou o encanador e lançou este game para o Nintendo DS. Para jogar com Luigi, é preciso segurar os botões L e R enquanto o novo jogo é criado.
 

O game se passa no espaço. Mario e Luigi viajam por galáxias para conseguir estrelas. Determinadas fases ficam mais fáceis ou mais difíceis quando o jogador escolhe Luigi, já que o personagem tem pulos mais altos.
 

Luigi já tinha aparecido no game anterior, Mario Superstar Baseball. Mas era apenas uma alternativa a Mario como capitão. Em Mario Super Sluggers, Luigi ganha seu próprio time. Junto com Daisy e Bowser Jr., ele é o único capitão secundário a ter um estádio com seu nome: Luigi's Mansion.
 
 
MARIO & LUIGI: BOWSER'S INSIDE STORY (2009)

Querida, encolhi os protagonistas! Mario e Luigi diminuem de tamanho e são inalados por Bowser. De dentro do corpo do rival, têm que ajudá-lo a derrotar Fawful, vilão que quer dominar o Mushroom Kingdom.
 

Primeiro game de Mario do Nintendo 3DS. Derrotar o castelo S1 destrava Luigi como personagem jogável. O título combina a jogabilidade tradicional de games de plataforma, como fases contínuas, a recursos mais modernos, como movimentação em 3D.
 

Luigi volta a enfrentar seu medo de fantasmas neste game para Nintendo 3DS. Desta vez, ele deve recuperar os pedaços de um artefato chamado Dark Moon para salvar Mario de King Boo.
 
NEW SUPER LUIGI U (2013)

Com previsão de lançamento em 20 de junho, como um DLC de New Super Mario Bros. U, e em agosto nas lojas. O game é baseado em New Super Mario Bros., mas tem o irmão menos conhecido como protagonista.
 
MARIO & LUIGI: DREAM TEAM (2013)

O game para 3DS, que será lançado em agosto deste ano, volta a mostrar as aventuras dos irmãos Mario no formato RPG. Desta vez, Mario pode invadir os sonhos de Luigi, onde é acompanhado pelo personagem Dreamy Luigi.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário